As ervas e especiarias também vêm sendo estudadas como fonte de antioxidantes naturais a serem utilizadas em alimentos industrializados em detrimento de alguns sintéticos que já estão sendo proibidos na Europa e Japão.

As especiarias Dom Duarte são:

Açafrão, Alecrim, Alho, Bicarbonato de sódio, Canela, Caril, Cebola, Coentros, Cominhos, Cravinho, Erva doce, Erva de provence, Gengibre, Louro, Manjericão, Noz moscada, Oregãos, Pão ralado, Pimenta branca, Pimenta preta, Pimentão doce, Piri-Piri, Salsa, Tomilho e Mistura de 5 Pimentas.

As especiarias estão disponíveis em Frascos pequenos (38g), Frascos grandes (500g), Saco pequeno (50g) e Saco grande (1kg).

Alecrim: erva-doce e perfumada, é excelente em pratos com carne de carneiro, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também molho de tomate, para peixe, patê de fígado, batatas cozidas, couve-flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.

Salsa: erva de sabor suave, utilizada dentro e sobre as comidas. Dá sabor a canapés, sopas, saladas verdes, pães, molhos, carnes, recheios.

Manjericão: conhecido com a “erva do tomate”, pode ser utilizado na maioria das receitas que o utilizam. Utilizado também em recheios, macarrão, arroz, assado de carne de vaca, porco, hambúrguer, pão, pato, lagosta, camarão, peixe, vitela, pizza, saladas verdes, sopas, batatas, molho de churrasco. Além dessas preparações, é fundamental na composição do molho para a massa “ao Pesto”.

Tomilho: é usado para temperar carnes, aves e peixes. Pode ser adicionado a pratos com tomate ou queijo também.

Noz-moscada: Com o auxílio do raspador, raspe a noz-moscada e tire partido do seu forte e refinado aroma. Pode ser utilizada em pratos doce, mas também para  realçar o sabor das carnes e legumes. Podem ser salpicadas em bebidas com leite, quentes ou geladas, frutas, pudins e sopas. Use na preparação de bolos, bolachas, donuts, tortas, waffles e bolinhos.

Cravinho: È uma especiaria proveniente do extremo oriente, zanzibar e madascar, de aroma forte e muito apreciado. Além do sabor os cravos inteiros são utilizados para decorar pratos, ornamentam presunto, frutas, cebolas, carne de porco e carne de vaca. Use em bebidas, assados de panela, marinadas, molhos, picles, sopas. Cravos moídos, podem ser utilizados em bolos temperados, bolos de frutas, pão de gengibre, pudim de ameixa, molhos. Assados de carnes.

Canela: E a casca aromática de várias árvores que abundam na china, Ceilão e Indochina. O seu perfume muito ativo é indispensável a maior parte dos nossos pratos. A canela é uma das especiarias mais versáteis e conhecidas. Combina com pratos com maçã, ameixas, cozimento de legumes, chocolate quente, vinho e compotas de frutas. No inverno, é bastante comum temperar o vinho com canela e toma-lo quente. Moída ou em pó, é usada no pão doce, sopa, chocolate quente, pudim de ameixa, bolinho de maçã, carnes assadas.

Gengibre: Cultiva-se sobretudo na china e na Índia onde é largamente utilizado nas cozinhas locais. O gengibre inteiro é usado em picles, caldas, bebidas, molho teriyaki, conservas, chás. Quando moído, é utilizado em molhos, sopas, carnes de carneiro, porco, aves, chutney, conservas, saladas. Além de ser uma excelente combinação com outras especiarias.

Louro: Ervas originárias da Europa. Pode-se dizer-se que todos os cozinhados ganham com uma pitada o seu aroma. Caldos, molhos, marinadas e guisados.

Cominhos: É uma especiaria originária dos países mediterrânicos. Indispensável em certos pratos da cozinha tradicional portuguesa. E o condimento das morcelas e outros enchidos tradicionais. Dobrada, rojões, rechinas e sarapatel, iscas, pipis, pratos de caça e bolos de especiarias.

Açafrão: É uma especiaria originária dos países tropicais e também da pelo nome de curcuma. É utilizado para perfumar e dar cor a pratos de arroz, massas, caril, paelha e mexilhões. E sopas de peixe.

Alho: É obtido a partir de dentes de alho desidratados. Usa-se como tempero em quase todos os pratos onde habitualmente se utiliza alho fresco. Maionese, frango assado, espetadas, carne de porco, iscas, bifes, cogumelos, caracóis, caldeiradas e sopas de peixe.

Pimentão Doce: Obtém-se reduzindo a pó os pimentos vermelhos. Dá cor e sabor a um enorme número de pratos do dia-a-dia. Indispensável na preparação de enchidos. Carnes de cabrito e porco assado, grelhadas ou fritas, vitela assada, bacalhau assado, molho á espanholam, escabeche.

Orégãos Folhas: É uma erva aromática de sabor penetrante, indispensável para aromatizar o gaspacho, pizzas, saladas de tomate, recheio de carne, caldeiradas, grelhados, caracóis

Piripiri: Provi ente de países africanos e orientais, pertence á família dos pimentos, sendo sempre picante. Utiliza-se em grande número de pratos que se queiram mais ou menos picantes. Sopas de peixe e de marisco, caldeiradas de peixe ou de cabrito, gambas, frango, churrascos, arroz de marisco ou de peixe, espetadas.

Pimenta Preta/ Branca: A pimenta Preta/Branca utiliza-se para realçar o sabor de quase todos os pratos, sendo um auxiliar indispensável na culinária. Para Pratos de carne, peixe e aves.